Voltar ao início
PÁGINA INICIAL ADICIONAR AOS FAVORITOS INDIQUE ESTA PÁGINA FALE CONOSCO Facebook

Acondicionamento de amostras para envio à distância

O acondicionamento do material biológico é uma etapa de suma importância para manutenção da qualidade na realização de exames. Cada material biológico é acondicionado conforme o exame solicitado. Para a maioria dos exames laboratoriais o acondicionamento ideal sobre refrigeração entre 2º e 8ºC.

Para clínicas no Município do Porto Alegre as amostras colhidas devem ser acondicionadas de forma adequada para cada exame até que o funcionário do laboratório as recolha.

Quando a clínica estiver localizada fora do município, o material deve ser acondicionado conforme as informações abaixo:
1) Use caixas de isopor  
2) Se for necessário a refrigeração do material utilize gelo reciclável no fundo da caixa  
3) Preencha o espaço vazio com enchimentos macios (flocos de isopor, jornal, papel toalha...);
4) Com auxílio de fita adesiva fixe o frasco com o material à parede da caixa ou mesmo à tampa. Prefira frascos plásticos com boa vedação aos de vidro, pois os últimos podem quebrar provocando perda da amostra;
5) Lacre externamente toda a junção da tampa com a caixa, minimizando a entrada de ar externo;
6) Embrulhe a caixa de isopor em papel pardo;
7) Envie o pacote para:

LABORVET - Laboratório Veterinário Ltda.
Rua Tito Livio Zambecari, 455
Porto Alegre - RS
Cep: 90450-231


ATENÇÃO:

- Não mande material com formol junto com o material para exames microbiológicos.

- Amostras clínicas como raspados de pele para diagnóstico de ectoparasitas e micoses superficiais, lâminas com extensões sangüíneas ou aspirados para citologia, cálculos urinários e material fixado para exame histopatológico não precisam ser enviados com gelo.

- As amostras clínicas, como sangue, frascos para hemocultura, soro, plasma, fezes, derrames cavitários, materiais para autovacinas e "swabs", necessitam de refrigeração.

- Existem alguns exames, como para análises toxicológicas e de micotoxinas, que exigem o congelamento da amostra até o momento da execução. Para esses exames é ideal utilizar gelo seco, para melhor conservação. Caso não tenha, deve-se fazer um "sanduíche", ou seja, colocar a amostra entre dois gelos recicláveis e congelá-los juntamente.

- A solicitação dos exames pode ser preenchida nesta home page e enviada imediatamente.

Consequências de um material mal acondicionado:

Um acondicionamento mal feito pode resultar em deterioração do material biológico, quebra ou vazamento do material, rótulos e requisições molhadas e ilegíveis, podendo ocasiona resultados alterados ou até mesmo impedir a realização do exame.

 

Veja também

Acesso exclusivo a clientes cadastrados.

Acesso aos laudos, requisições, extratos e relatórios.

Rua Tito Lívio Zambecari, 455 - Mont'Serrat - Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3330.7710 - Fax: 3024.7820

© 2010-2018 Laborvet - Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva