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A padronização da coleta por parte do médico veterinário através de um manual que contenha todos os passos a serem seguidos é uma forma de garantir a qualidade do resultado dos exames. A confiabilidade dos testes laboratoriais realizados e a interpretação dos resultados dependem, primariamente, da qualidade da amostra recebida. Para cada exame há uma forma correta de coleta, conservação e envio.

Abaixo apresentamos um kit de coleta de amostras oferecido pelo LABORVET:
A quantidade de material enviado será sempre proporcional a demanda (a média de exames enviados pela Clinica Veterinária no mês anterior).

O que pode Interferir nos resultados dos exames?

- Coleta inadequada
- Tempo prolongado entre a coleta e a realização do exame
- Stress do animal
- Volume inadequado
- Conservantes (físico e químicos) inadequados
- Medicação que o animal recebeu
- Contaminação da amostra
- Alimentação do animal antes da colheita, provocando lipemia
- Garroteamento prolongado, provocando hemólise
- Temperatura inadequada de armazenamento da amostra

A seguir fotos referentes à presença de lipemia e hemólise:

 
 

A lipemia é observada visualmente por sua coloração esbranquiçada, enquanto que a hemólise por sua coloração avermelhada.

A hemólise causa no plasma um aumento dos constituintes que estão contidos dentro da hemácia (ex. AST) ou diminui os elementos presentes no soro (ex. colesterol). A lipemia pós-prandial pode ser eliminada pelo jejum do animal (12 horas) antes de se colher a amostra. È necessário evitar a lipemia e a hemólise do material, pois ambos podem interferir nos resultados do exame.

Identificação do Material

A identificação do material a ser enviado ao laboratório é um passo muito importante para o bom andamento da rotina laboratorial.

Os frascos devem estar rotulados com a correta identificação do paciente. Preencher sempre a requisição de exames fornecida pelo laboratório e nesta, deve constar o máximo de informações possíveis para facilitar à correta interpretação do resultado do exame.

Os dados essências são:
- história clínica,  
- espécie,
- raça,
- nome ou número,
- sexo,
- idade,
- duração da doença,
- suspeita clínica,
- tratamento utilizado,
- exames solicitados,

A requisição deve ir protegida por plástico do restante do material. Desta forma evitaremos derrames, borrões, desaparecimento da escrita e dos informes. Estes procedimentos facilitarão nosso entendimento agilizando, portanto a entrega dos laudos.

 

Veja também

Acesso exclusivo a clientes cadastrados.

Acesso aos laudos, requisições, extratos e relatórios.

Rua Tito Lívio Zambecari, 455 - Mont'Serrat - Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3330.7710 - Fax: 3024.7820

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